Dedo em gatilho
O que é dedo em gatilho?
Dedo em gatilho, ou engatilhado, é o nome utilizado para uma inflamação que acontece na bainha do tendão do dedo, quando isso acontece este dedo fica dobrado com rigidez e ao conseguir esticar percebe-se um estalo. Esta condição pode afetar qualquer um dos dedos da mão e além da dificuldade de desdobrar o dedo, pode existir também um nódulo, além de dor e inchaço.
Saiba quais as causas deste problema e como funciona o tratamento.
O que provoca o dedo em gatilho?
Não existe uma causa certa para o dedo em gatilho, mas, em geral, pessoas com problemas reumáticos como artrite, ou que desenvolvam alguma atividade com as mãos, ou tenham doenças relacionadas à articulação como a diabete, estão entre os fatores de risco.
Além destas pessoas, doenças infecciosas também podem causar o problema, pois podem atingir a circulação e causar inflamação nos tendões.
Tratamentos para o dedo em gatilho:
- Aos primeiros sintomas o dedo pode ser imobilizado para mantê-lo em uma posição que permita que o tendão volte para o seu lugar. Esta imobilização é inicialmente realizada com fitas e depois se necessário com o auxílio de uma tala de metal.
- Compressas com gelo de até 15 minutos também são recomendadas, pois diminuem a inflamação e o inchaço.
- Existem exercícios de fisioterapia que podem ajudar a voltar os movimentos do dedo afetado, e são bem simples.
- Deixar a mão em uma bacia com água morna para diminuir a rigidez do tendão.
- Descanso de movimentos manuais repetitivos por algumas semanas, no mínimo 10 dias.
- Uso de pomadas anti-inflamatórias com diclofenaco.
- Em casos em que a dor é muito forte pode ser aplicada uma injeção de corticoide no local, este procedimento não deve ser repetido por muitas vezes para não enfraquecer o tendão.
- Nos problemas mais graves de dedo em gatilho podem ser realizadas a cirurgia.
Cirurgia para o dedo em gatilho
A cirurgia só é recomendada em casos mais graves do dedo em gatilho, quando outros tratamentos não levaram a melhora e a fisioterapia já está mais complicada de ser aplicada.
A cirurgia é rápida, sendo geralmente aplicada uma anestesia geral, faz-se um corte na palma da mão e o cirurgião libera o tendão que está enroscando. A recuperação geralmente é bem rápida, leva em torno de 2 semanas.
Dedo em gatilho pode acontecer a qualquer pessoa, mesmo que não esteja no fator de risco, e para um tratamento mais rápido, procure um ortopedista especialista em mão, pois o auxílio é importante no aparecimento dos primeiros sintomas.