Skip links

Fratura do escafoide

Fratura do escafoide

O que é o escafoide?

Para entender melhor sobre essa lesão, é importante conhecer um pouco mais a respeito da anatomia dessa parte do corpo. O Escafoide se trata de um osso localizado na região do punho, e que compõe, juntamente a outros, essa articulação, sendo estes denominados de ossos carpais. Ainda, ele apresenta tamanho reduzido, além de ter a maior parte de sua superfície coberta por cartilagem.

A divisão do escafoide é feita em 3 partes, sendo essas, polo proximal, colo e polo distal. Apesar da separação comum, sua vascularização ocorre de maneira contrária ao convencional. Isso quer dizer que o fluxo ocorre da parte distal para a proximal.

Possíveis causas da fratura do escafoide

A região do punho é extremamente utilizada em nosso dia a dia, e, por isso, sofre vários impactos. Por essa razão, tende a ser bastante lesionada, principalmente o escafoide.

Geralmente as fraturas nesse osso são causadas por impactos violentos, causados em acidentes. Por exemplo, uma bolada ou queda sobre o punho em uma prática esportiva, além de acidentes, como outras quedas e batidas de veículos.

Quais são os sintomas da fratura do escafoide?

Assim como todo problema e lesão, as que ocorrem no escafoide tem seus principais sintomas. Eles são comuns aos de qualquer tipo de fratura de outros ossos do corpo.

Especificamente, os sintomas são, dor na parte interna do punho (abaixo do polegar), diminuição da força de pegada, além de perda de mobilidade no local, principalmente por conta da dor.

Qual o diagnóstico?

O diagnóstico de fratura do escafoide é feito em 2 etapas. Primeiramente, o exame físico, com análise feita pelo médico por meio de movimentos específicos e da palpação do local. Caso o profissional verifique que esse problema está dentro das possibilidades, ele irá solicitar um exame de imagem, para um resultado mais preciso.

Na maioria dos casos, um Raio-X é suficiente para detectar a fratura. Entretanto, em alguns casos existem fraturas “escondidas”, que não são detectadas por esse exame. Nessa situação, acaba sendo necessário fazer uma ressonância magnética ou tomografia, para visualizar melhor o local, e assim, identificar a fratura.

Qual o tratamento para fratura do escafoide?

O tratamento de fraturas do escafoide varia bastante, de acordo com alguns fatores específicos. Irá depender do grau da lesão, se acometeu outros ossos, cartilagens e afins, região do escafoide afetada, e o tipo de lesão.

Geralmente, fraturas mais leves (incompletas), assim como as que ocorrem na tuberosidade existente na parte distal, podem ser resolvidas apenas com imobilização, repouso e fisioterapia.

Já fraturas completas e na região proximal, na maioria dos casos, tendem a necessitar de cirurgia.

No caso de fraturas antigas, que não cicatrizaram corretamente, geralmente é necessário cirurgia, porém, em graus mais complexos.

Normalmente, as cirurgias consistem na realização de um corte na pele, que possibilita acesso ao escafoide, para que um parafuso seja colocado dentro do osso, imobilizando-o.

Tanto o diagnóstico, quanto o tratamento, só podem ser realizados por médicos especializados, ou acompanhados por eles. Portanto, ao sentir dores nas regiões mencionadas, procure um médico e tente não fazer nada por conta própria para que seu caso não agrave.

 

Posts Recentes

Fale conosco pelo WhatsApp