Fraturas da mão e punho
Fraturas de mão e punho
Independente de qual seja a sua idade, é muito comum que você esteja propenso a fraturas de mão e punho. Isso porque essa região do nosso corpo pode acabar sendo mais exposta em momentos de queda no dia a dia.
Quando sofremos algum tipo de trauma nas mãos ou no punho, precisamos ficar atentos para que o problema não acabe evoluindo para algo mais grave.
Na maioria dos casos, é preciso recorrer à imobilização completa do membro fraturado, o que acaba limitando muito os movimentos.
Por conta disso, é importante conhecer mais sobre as fraturas de mão e punho e como elas ocorrem.
Tipos de fraturas de mão e punho
Existem inúmeros ossos na região da mão e do punho e todos eles correm o risco de serem lesionados nas atividades de rotina ou então em casos extremos.
Cada um deles pode resultar em diferentes tipos de fraturas. Veja um pouco mais sobre elas:
Fraturas da falange distal
São divididas em dois tipos:
- Fraturas por esmagamento: são dadas quando ocorre a quebra ou esmagamento nas pontas dos dedos. Neste caso, é preciso contar com a realização de uma drenagem, pois a lesão pode acabar sendo muito dolorosa;
- Fraturas-avulsão: ocorrem quando um movimento brusco é realizado, causando fratura no tendão extensor. Para tratamento, é preciso contar com uma tala metálica.
Fraturas das falanges médias e próximas
As fraturas que ocorrem nos dedos, na grande maioria dos casos, podem ser tratadas com o uso de uma tala metálica, dispensando a necessidade de uma cirurgia.
Em casos muito graves, a intervenção cirúrgica pode acabar sendo solicitada pelo médico ortopedista.
Fraturas dos metacarpianos
Fratura do quinto metacarpo
A fratura do quinto metacarpo é chamada de Boxer. O apelido foi dado para a lesão, pois ela ocorre por um soco contra o anteparo rígido. É possível que ela ocorra em diferentes graus, o que varia o seu tratamento. Na maioria das vezes, a fratura precisa ser tratada de forma individualizada.
Fraturas dos ossos do carpo
O escafoide é o osso do carpo que mais se fratura. A sua consolidação é geralmente muito demorada, e às vezes nem ocorre adequadamente. Isso porque ele é preenchido em um líquido sinovial e possui 70% de sua superfície composta por uma cartilagem articular e com uma vascularização retrógrada.
Infelizmente, todos esses fatores acabam fazendo com que ele não se cure completamente, caso a imobilização não seja feita rapidamente.
Fraturas da região distal do rádio
Esse é o osso que mais se fratura na região do punho. Nos casos mais graves, é preciso recorrer a intervenções cirúrgicas. Mas na maioria das vezes, a imobilização com talas já se faz suficiente.
O que fazer em caso de fraturas na mão e punho?
Caso você sofra com um caso de fraturas de mão e punho é muito importante buscar auxílio médico imediatamente.
A demora na busca de um profissional pode acabar resultando em problemas futuros nessa região do corpo.