Microcirurgia Reconstrutiva
O que é a microcirurgia reconstrutiva?
De forma bem direta e simples, a microcirurgia se trata de intervenções cirúrgicas utilizadas para solucionar problemas em estruturas extremamente delicadas e complexas, como, por exemplo, nervos e artérias com auxílio de instrumento de magnificação da visão como microscópio ou lupas.
A microcirurgia é um recurso que pode ser aplicado em situações variadas e são extremamente eficazes principalmente em problemas mais complexos como as reconstruções.
Desse modo, define-se microcirurgia reconstrutiva como a técnica de operações extremamente complexas e pequenas, utilizada para restaurar funcionalmente, e ou, esteticamente, alguma estrutura de tamanho reduzido e grande delicadeza.
Como é feita a microcirurgia?
A microcirurgia reconstrutiva é realizada de maneira extremamente minuciosa, pois os tecidos tratados são extremamente delicados.
Para a realização de uma microcirurgia, é necessário o auxílio de diversos equipamentos específicos que facilitam e aumentam sua chance de êxito.
Esses equipamentos servem para ampliar o alcance da visão humana, como lupas, microscópios e afins. Estes permitem que os médicos tenham uma visão perfeita da estrutura a ser operada.
Com o auxílio desses equipamentos, e após todos os processos e exames feitos anteriormente para identificar e diagnosticar a lesão, o médico fará a intervenção cirúrgica, recuperando a estrutura danificada de modo que suas funções voltem ao seu estado anterior à lesão.
Quando deve ser utilizada?
Como mencionado anteriormente, a microcirurgia pode ser utilizada em praticamente qualquer parte do corpo, sendo mais requisitada nas regiões e estruturas mais delicadas e de tamanho reduzido.
Desse modo, percebe-se que esse recurso tem indicação para qualquer problema que se encaixe no perfil de complexidade e necessidade citados acima.
Além disso, uma situação um pouco menos delicada, mas em que a microcirurgia é extremamente utilizada, são procedimentos na pele. Isso porque, apesar de não ser uma estrutura vital e complexa, a pele é extremamente delicada, necessitando de uma atenção maior em seu manuseio.
Exemplos de microcirurgia reconstrutiva
Veja alguns casos em que a microcirurgia restaurativa é extremamente utilizada:
- Procedimentos no cérebro e/ou em tecidos cruciais da cabeça;
- Nervos ao redor do corpo;
- Reconstrução de artérias e veias;
- Diversos problemas ortopédicos, desde ossos, cartilagens e, principalmente, ligamentos;
- Restauração da pele;
- Tratamento de feridas;
- Reparação de qualquer outra estrutura vital do organismo, principalmente as menores.
Diante de tudo o que foi citado, percebe-se que a técnica da microcirurgia reconstrutiva é um método excelente e que modificou o mundo da medicina. Entretanto, apesar de todos os benefícios, existe um ponto no qual você deve se atentar.
É de extrema importância destacar que uma microcirurgia só é realizada por médicos qualificados e habilitados.