Sindrome do túnel do carpo
Dor e formigamento na mão podem ser sinais da Síndrome do Carpo, conheça mais sobre esta doença, o que causa e como funciona o tratamento. Acompanhe.
O que é síndrome do túnel do carpo?
Síndrome do túnel do carpo é o nome dado a uma doença que ocorre na mão. Trata-se do aumento do volume do nervo mediano, este nervo passa por um canal estreito na região do punho, e por este espaço passam além deste nervo, tendões, ligamentos e ossos adjacentes, na medicina este local é chamado de túnel do carpo, por este motivo o nome da doença.
Quais são os sintomas?
Entre os sintomas da síndrome do túnel do carpo estão dores na palma da mão, se estendendo para os dedos, polegar, indicador, médio e parte do anelar. Esta dor é mais intensa no período da noite, em que por muitas vezes acaba acordando o portador da síndrome e prejudicando sua qualidade de sono.
Além disso, também são comuns sensações de dormência e formigamento na mão. É possível acompanhar algumas sensações de choque partindo do pulso em direção aos dedos e fraqueza nas mãos. Em alguns casos a pessoa chega a derrubar objetos por conta da falta de sensibilidade.
Quais são as causa da síndrome do túnel do carpo?
Muitos relatam que a síndrome do túnel do carpo pode estar relacionada ao LER – lesão por esforço repetitivo -, neste caso, causados por movimentos com a mão que não permitem o descanso apropriado do pulso. É muito frequente em profissões que exigem muita digitação, por exemplo.
Entretanto, é possível que movimentos assim só piorem o problema, mas não sejam propriamente a causa dele. Entre as afetadas pela síndrome estão também as pessoas diabéticas, com tireoide hipoativa, com fibromialgia, grávidas e mulheres no climatério.
Como é o tratamento da síndrome do túnel do carpo?
Inicialmente a síndrome do túnel do carpo é tratada com repouso e imobilização do punho, principalmente durante o período da noite. Em casos mais leves, com este procedimento os sintomas desaparecem em alguns dias.
Em casos graves ou na falha do tratamento conservador é recomendado procedimento cirúrgico.
Quando é necessário fazer a cirurgia?
A cirurgia da síndrome do túnel do carpo é recomendada quando os demais tratamentos descritos anteriormente não foram suficientes, quando a dor é muito intensa, ou se os músculos da mão já estiverem apresentando sinais de atrofia.
Como funciona a cirurgia?
A cirurgia visa liberar o ligamento que faz pressão sobre o nervo espessado através de uma pequena incisão.
Na primeira semana pós-operatória, o paciente faz pequenos movimentos com a mão para ajudar na reabilitação e diminuir o inchaço. Após este período suas atividades do dia a dia podem ir voltando ao normal, já movimentos de força e peso só são liberados normalmente após dois meses.
As dores fortes geralmente já não acontecem desde a primeira noite após a cirurgia. A falta de sensibilidade nos dedos pode levar até 4 meses para voltar ao normal. E a dor residual, que é bem mais leve pode levar até 6 meses, tempo para que os tendões e nervos do túnel do carpo se recuperem.
Muitas vezes não é necessário fisioterapia após a cirurgia.
A Síndrome do Túnel do Carpo apresenta sintomas de dor e formigamento na mão atrapalhando muito a qualidade de vida do portador. Busque o quanto antes ajuda de um ortopedista especialista em mão para reabilitar os movimentos e poder viver sem dores.